Natalia Dias Assessoria Contábil

Fim do DOC e TED dá força ao PIX

Natalia Dias Assessoria Contábil

Segunda (15) foi o fim das transações via Documento de Ordem de Crédito (DOC). Após este prazo, não será mais possível utilizar esse meio de pagamento. Esse tipo de transferência perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do Pix.

O fim do DOC é o prenúncio do fim da TED e de todas outras formas de transferência de recursos entre instituições financeiras.

Os novos meios representam maior velocidade para receber e pagar. As empresas também são beneficiadas. Além disso, o PIX pode tomar uma parte do mercado do cartão de crédito, mas empresas deverão tomar mais cuidado ao vender a prazo para seus clientes.

Essas alterações para o setor financeiro aumentam a liquidez perseguida pelo Banco Central e torna o sistema financeiro mais robusto,

Outra implicação relevante é a de que uma pequena parte de receitas das instituições financeiras, como juros sobre o tempo que levava para transferir o dinheiro de uma pessoa para outra e taxas sobre a transferência, deve ser substituída por outros tipos de produtos a serem oferecidos aos clientes.

Sair da versão mobile